Autora da fotografia (Bairro da Relvinha)
e do cartaz do colóquio
Vera Correia

sábado, 11 de dezembro de 2010

Percursos

Rita Cachado CIES-IUL 

Doutorada em Antropologia Urbana no ISCTE-IUL, investigou sobre o processo de realojamento de um bairro do concelho de Loures. É investigadora do CIES e bolseira de pós-doutoramento em Antropologia pela FCT, estando a desenvolver trabalho sobre o papel dos regimes políticos nas decisões de emigrar de novo entre as famílias Hindus Portuguesas. Actualmente é docente de Antropologia da Técnica na ESAD nas Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria.

João Baía IELT-FCSH e IHC-FCSH 

Licenciado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Antropologia: Poder e Identidades pela FCSH/UNL. As teses de licenciatura e de mestrado incidiram ambas sobre períodos da história contemporânea (anos 60 e 70) e sobre problemáticas acerca do SAAL, Movimento de Moradores, Resistência Quotidiana, PREC. Actualmente é bolseiro do projecto de investigação "Além do fracasso e do maquiavelismo. A emigração irregular portuguesa para a França, 1957-1974" no IHC e investigador do IELT.

Eduardo Ascensão Departamento de Geografia do King's College London
 
Eduardo Ascensão (Lisboa, 1975) é doutorando no departamento de Geografia no King’s College (Londres) estando a finalizar uma tese sobre a arquitectura das habitações de bairros de barracas. É licenciado em Antropologia pela FCSH-UNL, e trabalhou como assistente no projecto de sociologia “Lifestyles and ‘undergound markets in youth music bands’ (ICS-UL). Os seus actuais interesses de investigação são teoria urbana, geografias da arquitectura e pós-colonialismo, sobretudo no que se refere às cidades informais dos países de expressão portuguesa.

Stefan Becker Centre for the Study of Culture - Justus-Liebig-University of Giessen

After studying at the University in Freiburg and at the Bauhaus-University in Weimar, I completed a degree in Media Culture in 2008. Before and during that time, I travelled through several continents and lived in Sydney and Rio de Janeiro. Since April 2009, I am working as a research assistant at the International Graduate Centre for the Study of Culture on the University of Giessen and do research on urban spaces in Rio de Janeiro, Luanda and Lisbon.

Paulo Peixoto CES-FEUC

Paulo Peixoto é sociólogo e professor auxiliar da Universidade de Coimbra, onde concluiu o mestrado e o doutoramento, e investigador do Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado, de que foi diretor-executivo no biénio 2008-2010. Integra a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos e é docente dos programas de doutoramento “Cidades e Culturas Urbanas”(CES-FEUC) e “Patrimónios de Influência  Portuguesa” (CES-III). Avalia políticas públicas, destacando-se, recentemente, a avaliação externa da Iniciativa Bairros Críticos e a avaliação externa do programa Direitos & Desafios.
 
Tiago Figueiredo Realizador, dinamizador do site Viver Lisboa

Tiago Figueiredo nasceu em Lisboa em 1975. Estudou informática, piano e licenciou-se em Música. Foi professor no Conservatório Nacional e na Fundação Calouste Gulbenkian antes de se dedicar ao cinema. Em 2005 foi morar para a Alta de Lisboa. Fundou um site colectivo de intervenção cívica (http://www.viverlisboa.org/) e realizou um documentário sobre o bairro da Musgueira e a Alta de Lisboa, "Vizinhos", exibido no doclisboa 2009. É actualmente doutorando em Geografia Humana no IGOT-UNL
  
João Pedro Nunes DINÂMIA-CET

Sociólogo, investigador do DINÂMIA-CET (ISCTE-IUL). A sua pesquisa centra-se na recomposição social, na diferenciação social do espaço e nos modos de vida na cintura industrial norte de Lisboa. Tem publicado capítulos em livros e artigos em revistas, tanto nacionais e como internacionais. O seu próximo livro, Florestas de cimento armado. Os grandes conjuntos residenciais e a constituição da metrópole de Lisboa, será publicado em 2011 pela Fundação Calouste Gulbenkian.

João Queirós IS-FLUP

Sociólogo. Investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e membro da respectiva Comissão Executiva. Entre outros projectos, vem desenvolvendo actividade no quadro do Projecto PTDC/SDE/69996/2006 Ilhas, bairros sociais e classes laboriosas na cidade do Porto: um retrato comparado da génese e estruturação das intervenções habitacionais do Estado na cidade do Porto e das suas consequências sociais (1956-2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Doutorando em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem desenvolvido trabalho nas áreas da sociologia urbana e do território, políticas de habitação, transformações sociais e de classe, desenvolvimento regional e planeamento estratégico.

João Martins CESNOVA-FCSH

João Martins é aluno de Doutoramento em Sociologia na FCSH/UNL com projecto de tese na área de estudos urbanos e dos fenómenos turístico, estando ligado ao CesNova no Grupo de Trabalho Mundos Sociais, Trajectórias e Mobilidades. É Mestre em Antropologia Urbana pelo  ISCTE/IU com dissertação de tese sobre o Bairro da Liberdade em Lisboa e Licenciado em Sociologia pela FCSH/UNL com uma dissertação sobre o Bairro 2 de Maio.

Idalina Machado IS-FLUP

Licenciada e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Encontra-se a frequentar, nesta mesma Faculdade, o programa de Doutoramento em Sociologia tendo como tema central a análise dos processos de recomposição social associados ao projecto SAAL. É docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto desde 2002 e Investigadora do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2004.


Vírgilio Borges Pereira
IS-FLUP

Licenciado em Sociologia (1993), Mestre em Sociologia: Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social (1997), Doutor (2002) e Agregado em Sociologia (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da FLUP, onde lecciona, desde 1994, no âmbito de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e Investigador do Instituto de Sociologia da mesma Faculdade. Neste, entre Abril de 2007 e Fevereiro de 2009, coordenou a linha de investigação sobre Desigualdades, Cultura e Território, sendo, actualmente, o Coordenador Científico da Unidade de Investigação, onde integra e dirige diversas equipas de investigação, várias delas financiadas pela FCT. Colabora, desde 2003, com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto no curso de licenciatura/mestrado integrado e no programa de doutoramento em Arquitectura. Integra, desde 2008 e como Investigador Associado, o Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da mesma Faculdade. Fazendo parte de conselhos editoriais de revistas nacionais e estrangeiras, tem vindo a especializar-se na sociologia das classes sociais e das práticas simbólico-ideológicas, com investigações realizadas na cidade do Porto, nas regiões do Vale do Ave e do Vale do Sousa. Coordenador de vários colóquios científicos, é autor de trabalhos publicados no país e no estrangeiro. Entre estes podem destacar-se Os Vincados Padrões do Tecido Social (Afrontamento, 1999), Classes e Culturas de Classe das Famílias Portuenses (Afrontamento, 2005) e as obras, organizadas com José Madureira Pinto, Pierre Bourdieu, a Teoria da Prática e a Construção da Sociologia em Portugal (Afrontamento, 2007) e Desigualdades, Desregulação e Riscos nas Sociedades Contemporâneas (Afrontamento, 2008).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário