Autora da fotografia (Bairro da Relvinha)
e do cartaz do colóquio
Vera Correia

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Colóquio Políticas de Habitação e Construção Informal dia 14 de Janeiro ISCTE-IUL Aud.B 203, Edifício II

Para visualizar cartaz ampliado clique  sobre a imagem
 A habitação de construção informal e as implicações das políticas sociais de habitação sobre os habitantes de bairros degradados são temas que têm vindo a ser explorados por uma geração de novos investigadores. Os trabalhos recentes, ou ainda em desenvolvimento, não esquecem a produção científica nem os debate prévios no domínio da habitação em geral e da habitação social em particular. As novidades estão sobretudo nas metodologias cruzadas utilizadas pela etnografia, história, sociologia, geografia e arquitectura.
A sociologia da habitação e o urbanismo debruçaram-se fortemente sobre estas mesmas questões sobretudo nos anos 1990, provocando algum cansaço temático. No entanto, novos investigadores têm vindo a reequacionar estas questões, não esquecendo os trabalhos prévios e combinando disciplinas e debates, antes tendencialmente separados.

Com o objectivo de reunir investigadores de várias áreas das ciências sociais, que realizaram estudos recentes,  resolvemos organizar um Colóquio, que irá ser realizado no dia 14 de Janeiro de 2011, no ISCTE, das 9h às 20h30, e um Ciclo de Documentários, na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, todas as terças feiras de Janeiro, às 18h 30m e às 21h 30m.

As intervenções debruçar-se-ão sobre dois eixos:
Sobre o eixo da habitação informal, através da apresentação de estudos sobre alguns contextos específicos – bairros – alvo de políticas de habitação variadas, SAAL, Ilhas do Porto e PER em dois campos (bairros de barracas e bairros de realojamento social);
Em redor do eixo dos planos versus prática, em que se pretende equacionar, por um lado, o plano de habitação em causa (nacional, camarário, etc) e, por outro, as formas como populações alvo desses planos responderam à sua execução. 

 O encontro procurará responder a algumas questões, de que destacaríamos:
   Quais as memórias recentes das populações que construíram os seus bairros?
- histórias de bairros desconhecidos
- memória colectiva
- adaptação e resistência das populações às alterações dos seus bairros
         
     Como têm sido executados os planos de habitação nos últimos anos?
- Qual o papel dos trabalhadores sociais
- Equacionamento das sensibilidades dos moradores afectados
- Arquitectura versus vivência dos espaços
- Política social versus processos sociais

Rita Cachado CIES-ISCTE
João Baía IELT-FCSH


Nenhum comentário:

Postar um comentário